Adjunto de Comando
O Subtenente Humberto, atual Adjunto de Comando do 10º Batalhão Logístico, nasceu em 16 de outubro de 1979, na cidade de Cachoeira do Sul - RS, filho de Sidney Nunes Carvalho e Maria Sirlei de Oliveira Carvalho, incorporou às fileiras do Exército em 26 de janeiro de 1998, no Pq R Mnt/3 Santa Maria - RS. Possui formação militar e acadêmica, com o seguinte currículo:
Datas de promoção e designação:
- Realizou o Curso de Formação de Sargentos, na Escola de Material Bélico e foi promovido a graduação de 3º Sargento de Manutenção de Viatura Auto em 26 de novembro de 1999;
- Foi promovido por antiguidade à graduação de 2º Sargento em 1° de dezembro de 2007;
- Foi promovido por merecimento à graduação de 1º Sargento em 1° de junho de 2015;
- Foi promovido por merecimento à graduação atual de Subtenente em 1° de junho de 2021; e
- Foi designado para a função de Adjunto de Comando do 10º Batalhão Logístico, para o biênio de 2024/2025.
Cursos militares:
- Curso de Formação de Sargentos da EsMB, em 1999;
- Curso Superior em Licenciatura Plena de Educação Física (2005);
- Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da EsMB (2009);
- Estágio Básico e Avançado de Operações de Paz (2011);
- Estágio de Avaliação Organizacional (2012);
- Estágio de Adaptação ao Pantanal, no 17º B Fron (2021);
- Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (2021);
- Graduação em Tecnologia em Gestão Pública (2021);
- Estágio Geral de Comunicação Social (2021);
- Proficiência linguística no Idioma Inglês (2022); e
- Curso de Adjunto de Comando na EASA (2023).
Unidades em que serviu:
- Parque Regional de Manutenção da 3ª Região - Santa Maria - RS (1998);
- Escola de Material Bélico - Rio de Janeiro - RJ (1999);
- 13º Grupo de Artilharia de Campanha – Cachoeira do Sul - RS (1999 - 2006);
- 8º Batalhão Logístico – Porto Alegre - RS (2006 a 2011);
- BRABATT 14 (2011);
- 3º Batalhão de Engenharia de Combate - RS (2011-2018);
- Companhia de Comando da 18ª Bda Inf Pan (2018 - 2023) e
- 10º Batalhão Logístico - Alegrete - RS (2023).
Condecorações:
- Medalha Militar de Prata;
- Medalha Corpo de Tropa com Passador de Ouro;
- Medalha das Nações Unidas (1ª Minustah);
- Medalha Marechal Osório – O Legendário;
- Medalha Sargento Max Wolff Filho.
Possui União Estável com a Sr.ª Marseli Lima Castro e um filho, Caio Castro Carvalho.
O Cargo de Adjunto de Comando
O Exército Brasileiro criou o cargo de Adjunto de Comando (Adj Cmdo), que se insere no escopo do objetivo estratégico de fortalecer a dimensão humana e de seguir a diretriz do Comandante do Exército no que tange à valorização das praças. A implantação do cargo na Instituição se deu pela Portaria nº 142, do Estado-Maior do Exército, de 10 de maio de 2016 (EB20-D-01.035).
A concepção do cargo baseia-se em aproveitar o conhecimento, a motivação e a liderança adquiridos ao longo da vida militar, além do ponto de vista e a experiência do graduado no aperfeiçoamento contínuo dos processos relacionados à gestão e à operacionalidade das Organizações Militares (OM). Essa atuação é pautada sempre pelas normas e regulamentos e, principalmente, balizada pelos preceitos da hierarquia e da disciplina, pilares fundamentais da nossa Força.
O Adjunto de Comando assessora diretamente o Comandante de uma Organização Militar, sendo fundamental no estabelecimento de um clima organizacional positivo, promovendo o desenvolvimento da camaradagem, do espírito de corpo e da coesão, encorajando a iniciativa e a participação, tendo sempre como foco o aprimoramento do subordinado como pessoa e como militar.
Dentre as atribuições do Adjunto de Comando está a de ser o divulgador da Ética e dos Valores Militares, fortalecedor dos padrões do comportamento militar, o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, o divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando e também, assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução, do bem-estar, incluindo o da Família Militar, bem como em outros que envolvam as praças da Unidade.
A atuação do Adjunto de Comando visa aumentar a coesão, o espírito de corpo e a motivação da tropa, bem como reforçar a Ética e os Valores Militares sobretudo entre as praças mais jovens. Para tanto, deverá se comunicar com clareza e, principalmente, com a sabedoria de bem ouvir.
Concepções Gerais do cargo
Após criterioso processo seletivo é nomeado para o exercício do cargo de Adjunto de Comando o Subtenente (S Ten) ou o Primeiro-sargento (1º Sgt) que apresente destacada liderança entre seus pares, com reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. De forma adjacente, o cargo foi concebido também com a finalidade de valorizar a carreira do graduado.